Alimenta-se de conteúdo Gastronômico e culinário.

.

sábado, 9 de junho de 2012

Gastronomia cultural e globalizada.


A gastronomia pode ser considerada um patrimônio cultural? Ao meu ver sim, um patrimônio cultural imaterial onde conta através do tempo por esse tal de conhecimento tácito onde os saberes e fazeres são transmitidos de pais para filhos.

Comer é cultura, um complexo sistema gastronômico que cada pessoa carrega em si torna-se um meio de comunicação social e individual, uma forma de linguagem não-escrita e não-verbal, que cada um compreende.
Difícil compreender que cada pessoa tem algo de diferente para ensinar, basta colocar em debate uma simples questão "Como você faz um bife?".

É incrível e muito interessante como essas mistura de conhecimentos sempre resultam em um delicioso e ótimos resultados, como exemplo a cozinha Paraense que é uma mistura de tradições que sofreu uma forte influência dos imigrantes portugueses no inicio da colonização e logo depois as dos libaneses, japoneses, italianos e dos emigrantes nordestinos. Mas nem sempre essa mescla de conhecimento sai um resultado atraente e apreciado como é o caso do SUSHI DE MANIÇOBA (estranho né?).
Agora que a gastronomia esta na fase das desconstruções de pratos ou releitura de pratos típicos tradicionais das diversas regiões do mundo(acho que isso e assunto para um outro post).

Enfim, com o processo de homogenização empreendido pela globalização, as fronteiras entres diferentes identidades culturais pareciam tender a ser cada vez mais difusas. porém, a globalização da cultura alimentar precisou se adaptar aos hábitos e tradições alimentares locais, firmando, digamos que uma parceria entre a gastronomia local e global. No exemplo da gastronomia paraense contemporânea se observa a assimilação da comida globalizada pela cultura local com a condição de que a primeira incorpore elementos e ingredientes da segunda para ser aceita pela população local.

0 comentários:

Postar um comentário